Elias Aranha

Colíder a cidade e sua formação histórica

Textos

Abuso sexual: Eduque e previna sua criança
“Fale sobre sexualidade e prevenção do abuso sexual com sua criança de acordo com a idade dela”.
*Elias Alves Aranha
A educação sexual é uma das formas mais convincentes de prevenir, precaver e defrontar o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Ensinar, o caminho que a criança deve seguir desde quando já começa entender e com abordagens apropriadas e convenientes para cada idade, conceitos de autoproteção, consentimento, integridade corporal, sentimentos e a diferença entre toques agradáveis que foram acolhidos com contentamento e satisfação e toques que são invasivos e desconfortáveis.

Esse cuidado é fundamental para aumentar as chances de proteger criança e adolescentes de invasões.

O diálogo sobre temas que envolvem sexualidade pode trazer muitos benefícios para a saúde sexual, física e emocional da criança. Saber a hora e a melhor maneira de falar sobre essa essência íntima com as crianças e adolescentes é muito importante. Respeitar as fases de crescimento e o que abordar em cada uma delas pode ajudar a evitar equívocos na maneira de lidar com a questão, respeitando formas de frases e vocábulos (maneira de falar) da sexualidade, sem castigá-las, e empoderar meninas e meninos sobre o seu corpo.

Saiba usar as palavras, o discernimento é sabedoria para entender o que é certo ou errado, verdadeiro ou falso, sensato ou perigoso. Deus dá discernimento a quem procura por ele. O Rei Davi usou essa frase:  Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Sl119:99. Também Salomão dizia: Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pr 24,3
Elias Aranha
Enviado por Elias Aranha em 30/01/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras