Elias Aranha

Colíder a cidade e sua formação histórica

Textos

Avó não foi feita para cuidar de neto
“Gerar filhos para avós cuidarem ou tê-los  visando ter a garantia de alguém que seja obrigado a cuidar, na minha opinião é totalmente inaceitável.”

*Elias Alves Aranha
Fonte: FADI

Muitas pessoas guardam uma  boa parte das suas mágoas e sempre está desabafando em qualquer oportunidade. A maioria não guarda  segredo  de uma infância pavorosa sob os cuidados de sua avó, que seus pais foram muito ausentes e irresponsáveis, e acabou passando toda a infância e boa parte da juventude sem expectativa de futuro, correndo o risco de se tornar um desumano.
E mesmo não se tornando pessoa conflitante, mas que encontra enorme dificuldade em se relacionar e fica fugindo disso o tempo todo. Não teve estrutura familiar, apoio, afeto, incentivo, enfim. Como toda essa situação lhes deixou marcas irreparáveis, hoje têm o costume de observar outras famílias que possuem esse modelo, tão comum por motivos evidentes.
O fato é que as crianças necessitam dos pais e, ficar sob cuidados de outro, como se a criança fosse um peso acaba gerando confusões acerca de sua identidade. Crianças que ficam sob responsabilidade de muitas pessoas ou divididas entre a mãe, pai e terceiros costumam agir de maneira diferente e confusa.
Outro fator muito importante é o da figura dos avós, eles não têm qualquer obrigação para com os netos, a obrigação deles foi com seus próprios filhos, já se encerrou. A velhice deveria ser um período de descanso, depois de anos trabalhados e voltados para família, hora que essa pessoa pudera viver e fazer o que bem entendesse.
Hoje não vemos avós felizes acalentando seus netos nos finais de semanas em família, mas sim cansados, esgotados física e mentalmente sendo explorados por pais que querem viver um padrão social que demanda falsa imagem de “família feliz de final de novela” mas que não têm a mínima condição para arcar com todas as responsabilidades que acarreta e acabam jogando nas costas dos avós, esse último ciclo natural da vida, que em questão deveria ser de sossego, tornando período de novas preocupações, na velhice. Portanto não concordo que avós devam cuidar dos netos, e considero uma baboseira por parte dos filhos.
Todas as criaturas foram feitas com o único propósito de repassar seus genes adiante. Os outros significados foram criados pelos seres humanos. Em casos especiais deve-se consultar um jurista  ou procurar a Assistência Judiciária, para dirimir essas questões.
Elias Aranha e FADI
Enviado por Elias Aranha em 18/02/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras